Prezado(a)s Associado(a)s,
Recebemos relatos de associados sobre o não recebimento dos emails oficiais da UNAT-BRASIL ou o recebimento deles nas caixas de spam de seus respectivos provedores.
Preparamos algumas orientações e esclarecimentos para estas questões:
A RaioZ host, provedora de hospedagem dos domínios da UNAT-BRASIL unat.org.br e unat.com.br, possui uma política bem rigorosa de combate ao spam (http://raiozhost.com/index.php?dest=documentacao&id=643), não permitindo spammer entre seus usuários (identificando e cancelando serviços), com algoritmos eficientes no controle do serviço de e-mail e participando de diversas iniciativas junto a comunidade brasileira de provedores e seguindo as práticas recomendadas pelo http://www.antispam.br/, portal sobre spam do Comitê Gestor de Internet no Brasil.
Além disso, é mantida uma política para uso do SMTP que ajuda a manter o serviço em ordem (http://raiozhost.com/index.php?dest=documentacao&id=642).
Entretanto, eventualmente pode ocorrer uma prática de spam a partir de nossos servidores. Embora a identificação e cancelamento de serviço ocorra rapidamente, algum IP poderia ser enviado para listas de bloqueio. Porém, no momento, nenhum IP de nossa rede, utilizado para o envio de campanhas de mailmkt, está listado como Spam, e tampouco o domínio unat.org.br está bloqueado conforme resultado do teste em http://mxtoolbox.com/SuperTool.aspx?action=blacklist%3aunat.org.br&run=toolpage.
Todas as campanhas enviadas através do sistema de mailmkt da RaioZ host passam também pelo teste de validação anti-spam, evitando que qualquer campanha disparada apresente característica de spam.
O que temos notado é que o sistema antispam de provedores como Locaweb e Terra, possui inconsistência em seu algoritmo de identificação dos emails recebidos, desviando para caixa de Spam e-mails que não são Spam.
Por isso, listamos abaixo algumas ações a serem executadas pelos associados que enfrentam problemas de recebimento junto aos seus provedores de email:
1) Alguns servidores disponibilizam na área administrativa da caixa postal do usuário um botão ou link do tipo “não é spam” para o próprio usuário avisar o servidor e treiná-lo a não identificar determinada mensagem como spam. O suporte do seu servidor poderá também passar detalhes sobre este procedimento.
2) Quando a mensagem for identificada na caixa de spam sugerimos que o associado faça um pedido de suporte técnico junto ao seu respectivo provedor, questionando qual motivo técnico para o e-mail de @unat.org.br ser considerado Spam e solicitando uma solução. Este é o procedimento necessário na maioria dos casos das pessoas que estão recebendo mensagens como spam.
3) Realizar o procedimento de adicionar os e-mails da UNAT-BRASIL (presidente@unat.org.br, docencia@uant.org.br, unat@unat.org.br, conbrat@unat.org.br, comunicacao@unat.org.br, etc) em seu catálogo de contatos de seu servidor, pois muitos sistemas Antispam não consideram Spam um email recebido de um endereço do seu catálogo de contatos.
4) Verificar se sua caixa de email tem estourado o limite e ficado cheia, o que acarreta também o não recebimento de emails;
5) Eliminadas as 4 situações anteriores partimos para outras situações mais raras que podem acarretar o não recebimento das mensagens oficiais da UNAT-BRASIL:
- email do associado desatualizado em nossa base de emails;
- email do associado bloqueado em nossa base de emails pelo próprio usuário através do clique não intencional da opção de descadastramento (optout) de uma mensagem enviada;
- email invalidado pelo servidor da RaioZ Host;
Nestes casos do ITEM 5, solicitamos o envio do seu email relatando o problema de não recebimento para o email comunicacao@unat.org.br com cópia para Renato@raioz.com e francis@marketcomunicacao.com.br para analisarmos o problema e buscarmos a solução adequada.
Ficamos à disposição.
Maria Imaculada (Maku) Möllmann
Diretora de Comunicação 2014-17
UNAT-BRASIL