O objetivo do CONBRAT é proporcionar pontes entre pessoas interessadas em dialogar, com o suporte da teoria da Análise Transacional, sobre o desafio diário de conviver com demandas diversas, às vezes paradoxais, que nos colocam diante do simples e da complexidade da teia relacional humana, nas diversas áreas da vida.
Os participantes terão acesso a conceitos e vivências que possibilitam compreender como o indivíduo pode se conectar com sua autonomia e potência, com seu ambiente, ampliando fronteiras e permitindo transformações pessoais, grupais e sociais efetivas e duradouras. A Análise Transacional permite vislumbrar novos padrões de interação que geram clima e resultados positivos.
Eixos temáticos e suas questões norteadoras
1) O ponto de encontro entre simplicidade e complexidade: gerando opções simples diante de ambientes complexos.
• Que conceitos da Análise Transacional podem contribuir para compreender, operacionalizar e intervir em questões complexas?
• Nas redes relacionais, como gerar diálogos simples e construtivos?
• Quais os pontos de convergência entre a Análise Transacional e a teoria da complexidade,
para as transformações sociais?
2) Contrato transacional como força propulsora das interações OK/OK/OK.
• Como o contrato entre partes pode impactar terceiros?
• Que aspectos do contrato transacional fomentam relações cooperativas?
• Contratos propiciam mudanças ou mudanças propiciam contratos?
3) Experiências vividas e influências culturais e biológicas como fontes de recursos empoderadores e aplicáveis no aqui-e-agora.
• Como tais experiências podem se transformar em recursos empoderadores?
• Como os Scripts individuais, organizacionais e grupais se entrelaçam afetando o aqui-e-agora?
• Como a AT favorece a capacidade de auto-organização e recriação do indivíduo?
Público-alvo do CONBRAT
Profissionais das áreas organizacional (gestores, empresários, equipes, profissionais de RH e consultoria, administradores), de saúde (psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas em geral), educadores, universitários das áreas de comunicação, administração, pedagogia, psicologia e serviço social e demais interessados, de todo o Brasil e países vizinhos.
Serão analisados os trabalhos inscritos para as seguintes categorias: A) Seminário, B) Artigo Científico, C) Oficina.
A) Seminário: Apresentação de um tema específico relacionado à Análise Transacional, com envolvimento, diálogo e debate com os participantes. Sua apresentação se dará na modalidade Expositivo/Participativa: o apresentador abordará seu tema abrindo para diálogo com os participantes durante ou após sua apresentação. O tempo total será de 1 hora e 30 minutos e ocorrerá nos dias 28 a 29/08/2015 em horário a ser definido.
B) Artigo Científico: Trata-se de um ensaio teórico, uma revisão bibliográfica, uma pesquisa de campo, um relato de experiência ou um estudo de caso, desde que tenha sido publicado na forma de Artigo Científico. Sua apresentação se dará na modalidade Comunicação Oral: o tempo total de apresentação será de 30 minutos para cada trabalho, 20 minutos de exposição e 10 minutos disponibilizados para debate com participantes. Os trabalhos serão apresentados nos dias 28 a 29/08/2015, em horário a ser definido. Numa mesma sala serão apresentados trabalhos diferentes que não estarão necessariamente agrupados por afinidade de tema.
C) Oficina: Discussão teórica que envolva a Análise Transacional, ou a aplicação da Análise Transacional à pratica profissional. Sua apresentação se dará na modalidade vivencial: o apresentador conduzirá a atividade levando os participantes a vivenciar os conceitos discutidos, seguindo com o processamento da experiência. O tempo total será de 2 horas e ocorrerá nos dias 28 a 29/08/2015 em horário a ser definido.
A seleção dos trabalhos será feita pela Comissão Científica do XXV CONBRAT conforme os seguintes requisitos:
1. A seleção está aberta para profissionais de qualquer área de atuação que tenham participado, ou estejam participando, do Curso de Formação de Membro Certificado em Análise Transacional da UNAT Brasil – AT 202, e que tenham cumprido a carga horária destinada à Teoria Geral de Análise Transacional, ou concluído o curso de pós-graduação em Análise Transacional.
1. 1 Esse requisito se aplica inclusive aos co-autores do trabalho.
2. O autor deve encaminhar Texto de Inscrição relatando o trabalho que pretende apresentar no
Congresso, salientando aspectos da aplicação da Análise Transacional, com a respectiva bibliografia.
2. 1 Tal texto deve ser enviado em formado Word (.doc), conter de 2 a 5 páginas, com os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, 3 palavras-chave, redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas com 1,5 cm, papel tamanho A4, margens superior e inferior com 2,5 cm e margens esquerda e direita com 3 cm, alinhamento justificado, recuo de parágrafo com 1,5 cm e título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples. Se houver figuras, devem ser apresentadas em anexo.
3. Os trabalhos serão recebidos a partir da data de divulgação destas orientações até 20/02/2015, através do e-mail conbrat.cientifica@unat.com.br.
4. Os trabalhos que estiverem adequados aos requisitos estabelecidos, serão selecionados por membros da Comissão Científica composta por Membros Didatas e/ou Didatas em Formação da UNAT-BRASIL.
5. Os trabalhos serão avaliados sob os seguintes critérios gerais: (a) pertinência ao tema do 25o CONBRAT (a) contemplando os Eixos Temáticos e suas questões norteadoras, (b) clareza e consistência da aplicação da teoria da Análise Transacional, (c) relevância dos resultados obtidos quando se tratar de case, (d) clareza da linguagem do texto de apresentação do trabalho.
6. O critério descrito na alínea (a) acima será dispensado somente para Artigos Científicos.
7. O resultado da seleção será divulgado aos inscritos através de email.
8. Será emitido certificado de que o trabalho foi apresentado, especificando o nome do
apresentador.
9. Na hipótese de co-autoria:
9. 1 pelo menos um dos autores deverá atender ao requisito 1, acima; os demais deverão ter participado do Curso Introdutório de Análise Transacional AT 101;
9. 2 os apresentadores do trabalho deverão estar regularmente inscritos no Congresso;
9. 3 todos os co-autores do trabalho poderão ser inscritos como apresentadores desde que se inscrevam no Congresso;
9. 4 será emitido certificado de que o trabalho foi apresentado, especificando o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador(es);
9. 5 o não comparecimento do apresentador inscrito impede o recebimento do certificado de apresentação do trabalho.
Observações
1) Após a seleção do trabalho pela Comissão Científica do Congresso, o apresentador receberá maiores detalhes sobre procedimentos, critérios e uso de recursos para sua apresentação.
2) Os apresentadores de trabalho deverão formalizar sua inscrição no Congresso, com o pagamento da respectiva taxa de inscrição.
Enviar seu trabalho juntamente com a ficha para: Comissão Científica conbrat.científica@unat.com.br indicando no assunto do email “inscrição de trabalho”. Para garantir o recebimento do seu trabalho, considere que o mesmo foi recebido pela Comissão apenas após nosso e-mail posterior de confirmação. Favor copiar e colar a ficha no mesmo arquivo, ao final de seu trabalho.
As inscrições encerram em 31 de maio de 2015.